Discurso acadêmico na pesquisa e no ensino: questões em torno da apropriação da palavra de outrem (Programa CAPES-Cofecub, Edital 19/2014, projeto nº 834/15)

 

 O projeto reúne 3 universidades francesas e 4 brasileiras: Université de Lorraine, Université de Lille, Université Grenoble-Alpes, Unicamp, Unesp-Rio Preto, USP e PUC Minas, sob a coordenação brasileira da PUC Minas e francesa da Université de Lorraine. O projeto, que se inscreve no domínio das Ciências Humanas e Humanidades, recobrindo questões que dizem respeito ao campo da linguística e da linguística aplicada, reúne pesquisadores brasileiros e franceses cujas atividade profissional e produção intelectual têm sido marcadas pelo engajamento em práticas formativas e toma como objeto de investigação o discurso acadêmico em situações de pesquisa e de ensino, sobretudo no que toca à apropriação da palavra de outrem, aqui assumida em sua relação com o fenômeno do dialogismo, visto como propriedade constitutiva da linguagem, conforme abordagem bakhtiniana. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco, na discussão sobre a complexa rede de saberes e normas que orientam a apropriação do discurso de outrem: (i) os modelos científico-ideológicos que regem o letramento acadêmico, tendo em vista, principalmente, as dinâmicas em torno da internacionalização do ensino e da pesquisa; (ii) a delicada questão do plágio e os expedientes tecnológicos concebidos para flagrá-lo; (iii) as especificidades do processo de textualização em práticas de letramento acadêmico efetivadas em diferentes áreas do conhecimento e/ou em contexto digital; (iv) a ação do pesquisador-orientador na avaliação de textos acadêmicos produzidos em diferentes níveis da formação universitária; (v) o papel e as formas de apropriação da palavra de outrem, tendo em conta as motivações do escrevente, dentre as quais se inclui o peso dos padrões de normalização para os textos acadêmicos; (vi) as estratégias e os recursos linguístico-textuais e discursivos que marcam a assunção de uma identidade acadêmico-profissional nos textos acadêmicos.

 

Coordenação: Juliana Alves Assis e Sophie Bailly.

Desafios interculturais de avaliações e comparações internacionais em educação: o PISA em questão – OLHARES CRUZADOS BRASIL-FRANÇA

 

Projeto firmado entre a Université de Lille e a PUC Minas, que reúne professores da Université de Lille e das duas Áreas de Concentração do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC Minas – Daniella D. L. Ignácio Rodrigues, Ivete C. Walty, Jane Quintiliano Guimarães Silva, Juliana Alves Assis, Maria Angela Paulino Teixeira Lopes, Maria Nazareth Fonseca e Raquel B. J. Guimarães – além de professores de outras 2 IES mineiras, alunos do Programa e da graduação. Consiste em examinar, do ponto de vista didático, os principais desafios interculturais de avaliações e comparações internacionais na educação, que hoje constituem uma importante referência para debates científicos, políticos ou sociais em torno da educação, em todo o mundo. Em particular, o programa de avaliação PISA (International Student Evaluation Program) implementado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ao tirar proveito da visão e do diálogo franco-brasileiros, o projeto visa, de uma perspectiva crítica, a lançar nova luz sobre os problemas colocados pelos pressupostos teóricos e metodológicos de uma avaliação como a do PISA, em particular: (i) os problemas de tradução e "equivalência" de testes a que se submetem os alunos, para além de línguas, culturas e fronteiras; (ii) a relação entre os conteúdos e as abordagens metodológicas desses testes e os modalidades usuais de interrogação dos alunos nas disciplinas de ensino dos dois países; (iii) as diferenças na apreciação, segundo os dois países, dos valores transmitidos pelas instruções de correção do PISA bem como revelados nos julgamentos relativos às respostas esperadas.

 

Coordenação brasileira: Juliana Alves Assis

©2018 por Núcleo de Estudos em Letramentos, Linguagens e Formação | nucleoellf@gmail.com |

Av. Dom José Gaspar, 500. Prédio 20, Acesso 9 | Coração Eucarístico, CEP: 30535-901 - BH - MG 

Criado por Jefferson Medeiros.